19 de outubro de 2011

Os famosos três "erres"

Quem nunca ouviu falar do famoso conceito dos três “erres”? E quem já praticou esse conceito?
Para quem não sabe, esse conceito se resume em três ações que podiam ser feitas por todos integrantes do nosso planeta, e se essas ações já fossem feitas há algum tempo atrás, podíamos estar em uma situação melhor agora. “REDUZIR, RECICLAR E REUTILIZAR” são coisas que não medem esforço e sim, dedicação ao fato de estar cuidando de tudo o que está a sua volta.

REDUZIR – “Tornar menor, diminuir, restringir; Diminuir as proporções;” Se nós reduzirmos a quantidade de lixo em nossa casa, principalmente o que pode ser reutilizado, já diminuiria grande quantidade de lixo.

RECICLAR – “Reaproveitar materiais usados; Transformar;” Tudo o que vemos pode ser reciclado. Papel, vidro, metal, plástico, e outros diversos tipos de materiais podem ser transformados em outros objetos. Você já deve ter visto aqueles carrinhos de garrafa pet, pois é, aquele objeto faz parte da reciclagem, pois foi reaproveitado um material, que no caso, foi a garrafa pet.

REUTILIZAR – “Utilizar novamente; Reaproveitar;” Em todo o processo de reciclagem, precisa-se do conhecimento de reutilização, como isto poderá ser feito e etc. Mas para reutilizarmos um material não precisamos transformá-los, devemos apenas saber usá-los em suas determinadas funções. Por exemplo: Usar uma garrafa de plástico ou vidro para colocar água na geladeira, ou também uma caixinha de leite para plantar.

As medidas acima citadas, se todos fizéssemos, iria cerca de apenas 5% do lixo que hoje sai de nossas casas para o aterro. E também não apenas com o lixo seco podemos fazer essas atitudes, com o lixo orgânico podemos fazer adubos, outro exemplo também é o óleo de cozinha, que muitas pessoas o transformam em sabão.
Também temos que separá-los antes de tudo, e se você não tem uma horta, não sabe fazer sabão,e não tem criatividade para reciclar, doe os materiais para alguém que certamente não irá jogar tudo isto fora. Mas lembre-se que se não fizer nada, não estar nem aí para o que acontece, sua casa um dia se transformará num imenso aterro de lixo, pois não terá mais nenhum local no mundo para colocá-los.E ai, já era...

                                                                            Rhuan Oliveira

Um comentário:

  1. Amei este blog!!! Eu ñ sabia o que era ests 3 erres, e aprndi agora, assim que um colega meu mando o link, vo ta lendo esse blog semp q pudr!!!

    ResponderExcluir